quinta-feira, 5 de abril de 2012

Estamos só começando...

Dando continuidade aos trabalhos, hoje comentaremos a CLÁUSULA 10 DO CONTRATO DE CONCESSÃO. Amigos, assim dispõe o citado dispositivo:


EFICIÊNCIA: Em primeiro lugar, alguém aqui acha o serviço eficiente? Senhores, os horários de saída NUNCA são respeitados (as embarcações SEMPRE atrasam, PELO MENOS, 02 minutos), usualmente  grandes filas se formam nas proximidades dos terminais em razão dos atrasos e somos todos obrigados a aguardar sob sol/chuva sempre que isto ocorre. Além do exposto, os profissionais são absolutamente mal preparados. Não fornecem informações corretas, não têm a mínima educação e tratam mal aqueles que  manifestam seus pensamentos sem perturbar a prestação dos serviços... O Sérgio Malandro Cabral que me desculpe, mas, para nós, isto não é eficiência.

SEGURANÇA: Parece até piada... Para aqueles que não se recordam, os reiterados acidentes já ensejaram a abertura de uma CPI (http://usobarca.blogspot.com.br/2010/04/cpi-das-barcas-e-instaurada-na-alerj.html). Com efeito, uma simples pesquisa no GOOGLE desvela a absoluta inobservância desde pressuposto. Vejam algumas notícias referentes APENAS ao mês de MARÇO:


Precisamos tecer mais algum comentário?

ATUALIDADE TECNOLÓGICA: Amigos, alguém aqui já andou na barca velha? Aquilo ali parece atualizado para vocês? A nosso ver, um consórcio que arrecada quase R$ 20.000.000,00 (vinte milhões) por mês, tem isenção total de ICMS e conta com uma séria de incentivos do governo teria condições de renovar a frota ANUALMENTE. Por oportuno, acerca do "moderno" método de cobrança (CARTÃO RIO CARD), dezenas de pessoas já nos relataram o mesmo problema: COBRANÇA INDEVIDA DE R$ 4,50. A falha, aliás, já foi alvo de matérias de jornais e, ainda assim, o problema persiste (http://odia.ig.com.br/portal/o-dia-24-horas/passageiros-reclamam-de-cobran%C3%A7a-errada-em-riocard-ao-acessar-as-barcas-em-niter%C3%B3i-1.418411).

MODICIDADE TARIFÁRIA: Esta é nossa parte favorita. Senhores, estudos realizados apontam que a tarifa não deveria passar de R$ 3,18 ATÉ 2015 (http://odia.ig.com.br/portal/rio/veja-o-relat%C3%B3rio-que-sugere-valor-de-r-3-18-para-passagem-das-barcas-1.414633 e  http://odia.ig.com.br/portal/rio/relat%C3%B3rio-aponta-novo-c%C3%A1lculo-de-tarifa-da-barca-1.414867).



Neste passo, cumpre-nos, ainda, fazer referência às sábias palavras do apresentador Fábio Ramalho (http://noticias.r7.com/blogs/fabio-ramalho/2012/03/08/barcas-pode-afundar-tudo-menos-as-financas/comment-page-1/#comment-17730): 

"Por fora elas parecem barcas comuns. Por dentro, nos meandros da contabilidade, são verdadeiras "caixas-pretas" que, supostamente, não afundam as finanças de empresa nenhuma. A dedução não é só minha: é de parlamentares do Rio de Janeiro que, não conseguiram encontrar outra explicação para a resistência tão grande da empresa Barcas S/A a abrir suas contas.
É incrível acreditar que em plena época de comunicação intensa, de massa, onde qualquer espaço vazio em uma parede pode virar publicidade, a empresa que administra um dos transportes de fluxo mais intenso de passageiros no Rio – tirando trem e metrô – não contabilizasse como “receita” a renda obtida através de publicidade, aluguel de lojas e estacionamentos. O mais interessante é que o governador do estado concordava com isso, e ainda achou justo que o governo subsidiasse parte da passagem para quem usa o bilhete único.
Se você não é do Rio de Janeiro e não entende muito bem como funciona tudo isso, é fácil entender assim: imagine que uma empresa terceirizada ganha por 40 anos o direito de explorar o trajeto entre o Rio de Janeiro eNiterói, de barcas, com o governo pagando parte da passagem em alguns casos e ainda por cima não sendo obrigada a fazer uma prestação de contas integral do que movimenta ali em dinheiro. Imaginou? Pois isso acontece no Rio de Janeiro. Daí a revolta de usuários que se sentem duplamente enganados: primeiro porque já estão pagando indiretamente a passagem quando pagam seus impostos; segundo porque não precisa ser usuário freqüente para saber que o serviço deixa muito, mas muito a desejar, desde a pontualidade até a qualidade das embarcações.
Para se ter uma idéia de como os deputados estão convictos de que as barcas são ricas e polpudas “caixas-pretas”, veja o que diz o deputado Gilberto Palmares, do PT, sobre a importância de um balanço completo das finanças de quem põe a mão e administra essa bolada toda: “essa contabilidade fortalece o poder de auditoria externa, de fiscalização por parte da população.” E ele ainda diz mais: “Qualquer apresentação de resultados fica capenga se deixar de fora todos estes rendimentos que incluem até os ganhos em linhas ditas especiais que não entravam Protesto de passageiros em Niterói: reajuste recente de 61% é justo? / Foto: IG.
O deputado tem razão: faz sentido pra você não entrar nas contas da empresa uma renda, como por exemplo, a obtida na linha Charitas, que custa 12 reais por pessoa? Consigo até acreditar que embarcações possam, em muitos horários, sair vazias gerando déficit. Mas empresas aéreas, meu caro leitor, também amargam isso em horários de pouco movimento na ponte aérea do aeroporto Santos Dumont. Nem por isso a ponte-aérea é considerada linha de “baixa lucratividade”. E não adianta dizer que as empresas aéreas cobram mais nos horários de pico como compensação. É lei de mercado: quem não pode fazer isso, como as barcas, compensa o suposto "prejuízo" com a quantidade, e não com a"qualidade financeira" de cada um que usa o serviço. Quem pega o filé, também tem que levar o osso...
Trocando em miúdos, vamos falar francamente? O que os deputados querem saber, é o que faz o estado se sentir tão na obrigação de“rachar” com essa empresa o “custo” de alguns passageiros. Os parlamentares querem saber porquê o governador Sérgio Cabral é tão compreensivo em relação as queixas de “pobre coitada” que a empresaBarcas S/A tanto faz.
Você consegue elaborar alguma teoria para isso?"


CORTESIA: Amigos, no presente tópico nos limitaremos a lhes transmitir a seguinte notícia:   http://jornal.ofluminense.com.br/editorias/cidades/funcionario-das-barcas-acusado-de-agressao 

Por enquanto é só. Aguardem, tem MUITO mais por vir!







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